quarta-feira, janeiro 27, 2016

27 de Janeiro - Santo Henrique de Ossó



Nasceu em Vinebre, na Catalunha, Espanha, a 16 de Outubro de 1840 e foi ordenado sacerdote a 21 de Setembro de 1867. O seu sacerdócio, razão da sua vida, foi vivido com uma grande paixão por Cristo e pela Humanidade e marcado por um grande zelo apostólico, e compromisso vida, escrito no seu diário, quando fazia os exercícios espirituais antes da sua 

Ordenação sacerdotal: 

“SEREI SEMPRE DE JESUS, SEU MINISTRO, SEU APÓSTOLO, SEU 
MISSIONÁRIO DE PAZ E DE AMOR”. 

Um espírito de oração contínua e uma intensa atividade apostólica unificaram toda a sua vida e fizeram dele um apóstolo junto das crianças, dos jovens e das famílias, tendo renovado a catequese do seu tempo, sendo hoje padroeiro da Catequese em Espanha, referência e inspirador de movimentos laicais em todo o mundo. Foi professor, escritor, fundador e promotor da pastoral educativa, através da valorização da mulher. Dizia: 


”EDUCAR UMA MULHER É EDUCAR UMA FAMÍLIA”. 

Às suas obras prediletas, a Confraria das filhas de Maria e Santa Teresa, (fundada em 1873), hoje o MTA, e a Companhia de Santa Teresa de Jesus, (nascida em 1876), a congregação das Irmãs Teresianas, dedicou toda a sua força sacerdotal, e toda a sua vida. Para elas viveu, sofreu e se entregou com “Fé viva, Confiança ilimitada, esperança firme e ardente Caridade” como dizia. 

O fundamento do seu sacerdócio foi: 

Um amor: Cristo e Igreja 

Uma palavra: Jesus 

Um desejo: Que todos conheçam e amem a Cristo e o façam conhecido e amado 

Um programa: restaurar todas as coisas em Cristo 

Um ideal de vida: encarnado em Maria e na espiritualidade de Santa Teresa de Jesus, em cuja doutrina saboreou uma profunda experiência de Deus. 

Um lema: “Tudo por Jesus” 

Empenhou-se, pelos seus escritos, fundações e testemunho de vida, em dar a conhecer a todos que Deus os ama, que ninguém fica de fora no reino de Deus, em ser apóstolo e em fazer dos outros testemunhas e missionária da “Boa Notícia” 

As irmãs teresianas, através do Carisma da Educação, herdado de Santo Henrique de Ossó, procuram formar pessoas ao estilo da mística de Teresa de Jesus, com “Cristo na mente e no Coração”, pessoas de Paz, Amor e Verdade construindo nos seus centros comunidades que aprendem oram e educam, educando-se. 

Santo Henrique, nosso Fundador, apóstolo, escritor e fundador e referência sacerdotal para os sacerdotes do nosso tempo, após grandes provações e so¬frimentos, morreu em Gilet (Valência) a 27 de Janeiro de 1896. 

A sua santidade, espiritualidade, e carisma foram reconhecidas, pela Igreja, que o beatificou, em Roma, a 16 de Outubro de 1979, e canonizou em Madrid, em 16 de Junho, de1993, por João Paulo II.  

São deles estes pensamentos: 

* “ser cristão é ser outro Cristo na terra… Pensar como Jesus Cristo, sentir como Jesus Cristo, amar como Jesus Cristo, agir como Jesus Cristo, conver¬sar como Jesus Cristo, falar como Jesus Cristo. Enfim, conformar toda a nossa vida à de Cristo, revestir-nos de Jesus Cristo é a nossa principal ocupação sobre a terra…” 

* “ O mundo feito por homens e mulheres, forjadas na escola de vida de Maria e Teresa de Jesus de terá de ser um mundo de santos, cheio de vida e esperança… 

…mãos à obra que o tempo urge e as circunstâncias chamam…” 


* ” A sociedade perderá a esperança de ser melhor, no dia em que a mulher deixar de ser respeitada” 

* Sós vós que deveis decidir se o mundo há-de ser ou não de Jesus Cristo” 

Celebração do dia de Santo Henrique de Ossó. 

Maria de Fátima Magalhães, STJ 


Leituras e comentários | Agência Ecclesia | 2012-01-20 | 13:01:14 | 4597 Caracteres | Liturgia 

"Tende os sentimentos de Cristo" 

Pensar como Jesus Cristo, sentir como Jesus Cristo, amar como Jesus Cristo, agir como Jesus Cristo, conver­sar como Jesus Cristo, falar como Jesus Cristo. Enfim, conformar toda a nossa vida à de Cristo, revestir-nos de Jesus Cristo! Nisto consiste o único interesse, a ocupação essencial e primária de todo cristão; porque cristão signi­fica alter Christus, outro Cristo. Salvar-se-á aquele que for encontrado conforme à imagem de Cristo. E, para con­formar-nos à vida de Cristo, é necessário antes de tudo estudá-la, conhecê-la, meditá-la. Não porém nos aspectos exteriores, mas penetrando os sentimentos, afetos, dese­jos, intenções de Jesus Cristo, buscando tudo fazer em perfeita união com ele. 

É o próprio Jesus, com sua bondade e palavras, quem nos convida a agir assim. Mas como aprenderemos, por exemplo, sua mansidão e humildade? Como em cada ação nos colocaremos diante de Cristo para imitá-lo, se não co­nhecemos os sentimentos de seu Coração ao realizá-la? Porque Cristo viveu, comeu, dormiu, falou, calou-se, ca­minhou, cansou-se, repousou, suou, padeceu fome, sede, pobreza, numa palavra: trabalhou, sofreu, morreu por nós, pela nossa salvação. Portanto, devemos representar-nos Jesus ao natural e realmente; não de maneira teórica e ide­al, que nos levaria a não amá-lo e a não imitá-lo em tudo, como é nosso dever. Jesus é nosso irmão, carne de nossa carne, sangue de nosso sangue, ossos de nossos ossos. Este é o meu Jesus, Deus e homem verdadeiro, vivo, pessoal, que se fez visível sobre esta terra, que viveu, conversou conosco por trinta e três anos. De fato, Verbo eterno do Pai, por nossa salvação desceu do céu, encarnou-se, sofreu, morreu, ressuscitou, subiu ao céu, permanecendo entre nós, no Santíssimo Sacramento do altar, até a consumação dos séculos, para ser nosso companheiro, conforto, alimento. 

A vida eterna consiste em conhecer sempre mais a Jesus Cristo, nossa única felicidade no tempo e na eternidade. Quão feliz será a alma que aprender cada dia esta lição e a puser em prática! Que suave pensamento: Viverei, come­rei, dormirei, falarei, calarei, trabalharei, padecerei, tudo farei e sofrerei em união com Jesus, conformando-me à divina intenção e aos sentimentos com que Jesus agiu e quer que sejam os meus no agir ou padecer! Aquele que assim proceder — e devemos todos fazê-lo — viverá, na terra, vida de céu; transformar-se-á em Jesus e poderá re­petir com o Apóstolo: já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. 

Oração 

Ó Deus, que em santo Henrique, presbítero, conciliastes admiravelmente o espírito de contínua oração com uma in­fatigável atividade apostólica, por sua intercessão, concedei-nos perseverar no amor de Cristo e servir a vossa Igreja com o testemunho da palavra e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

[ Da Liturgia das Horas, Próprio da OCD] 

Nenhum comentário: